SHIATSU

O Shiatsu é uma técnica de massagem de origem japonesa e significa “pressão com os dedos”, fundamentada nas teorias da medicina tradicional chinesa.

Registros apontam que mais ou menos 5 mil anos atrás, na China, para equilibrar a energia vital (Qi em chinês), sacerdotes taoistas praticavam uma forma de meditação e manipulação corporal. Com o passar do tempo, estes conhecimentos foram levados para o Japão sob diversas formas (acupuntura, moxabustão, entre outras) e deram origem a uma técnica conhecida como Anmá.

O objetivo do Shiatsu é manter, devolver e desenvolver o equilíbrio energético do nosso corpo, através de uma reeducação física e mental. Esta forma de massagem nos meridianos (pontos de energia) permite que a circulação de energia flua por todo o corpo, mantendo-o em equilíbrio. Os pontos energéticos do corpo conseguem chegar a seus níveis adequados e este funcionará corretamente e de uma forma saudável.

Muitas técnicas, como o shiatsu, acupuntura, reiki, entre outras provenientes da medicina chinesa, abordam a saúde humana na base do Yin-Yang. Esta teoria interpreta todos os fenômenos humanos como uma luta constante entre duas forças opostas, e acredita que no equilíbrio dessas forças está a chave da saúde humana. Assim, o shiatsu procura equilibrar as energias no organismo, para dessa maneira, promover a prevenção e tratamento de doenças.

A massagem shiatsu, técnica de fusão entre o shiatsu e a mesoterapia, através da compressão de determinados pontos do corpo, procura desbloquear locais onde a energia acumule, para dessa. Esta técnica tem como instrumentos para a massagem os dedos, palmas das mãos e cotovelos, com o auxílio de óleos essenciais, para conseguir aplicar a pressão necessária e promover o normal fluxo de energia.

Esta técnica terapêutica está indicada para um conjunto importante de problemas de saúde. Através dele conseguirá relaxar músculos e tensões, aliviar stress físico, aumentar a circulação sanguínea, reequilibrar o fluxo energético, melhorar a postura, aumentar o metabolismo corporal e estimular o sistema excretor, e dessa forma, a retirada das toxinas do organismo.

Profissional: Tania da Silva Santos